Drenagem Linfática Manual

A drenagem linfática é uma técnica de massagem desenvolvida pelo médico dinamarquês Emil Vodder em 1932, usada para drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo.

Os movimentos aplicados consistem em pressões leves, suaves, rítmicas e precisas, em forma circular e espiral sempre em direcção aos gânglios linfáticos e não magoa. É muito importante diferenciar a drenagem linfática manual da massagem de estética que é realizada com óleos ou cremes e cujas pressões são muito fortes, tendo o seu principal efeito a nível circulatório e não linfático.

Muito utilizada na área da Medicina Estética, nomeadamente no pré e pós-operatório, diminui hematomas e edemas, acelerando todo o processo de recuperação. É também bastante utilizada no tratamento da Celulite, cuja acumulação se deve à falta de movimentos locais que provoca a estagnação da linfa nas células de gordura, activa o sistema imunitário e ainda tem como objectivo a desintoxicação do organismo por ajudar na eliminação dos líquidos acumulados.

Tem também o objectivo de retardar o envelhecimento, pois os tecidos celulares beneficiam de uma eliminação de resíduos permitindo-lhes assim uma melhor absorção dos nutrientes. A drenagem linfática manual permite-lhe experimentar através de uma massagem tão suave um relaxamento profundo no corpo, drenando toxinas e ao mesmo tempo uma grande tranquilidade mental.

© 2018 Silvia Netto - Clínica Estética & SPA por Diogo Ferreira. Todos os direitos reservados